sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sessão Solene homenageia Getúlio Vargas e reúne lideranças do PDT



Modesto Neto (a tribuna), Kleber Fernandes, Sgt. Regina e Ranieri Barbosa

Em alusão aos 57 anos de falecimento do ex-presidente Getúlio Vargas, o plenário da Câmara Municipal de Natal realizou uma sessão solene, na manhã desta quarta-feira (24).

O evento, de proposição da vereadora Sargento Regina (PDT), contou com a participação do presidente estadual do PDT, ex-prefeito Carlos Eduardo Alves; presidente da Potigás, Saulo Carvalho; presidente da Juventude do PDT, Kleber Fernandes; vereadores Adão Eridan (PR) e Raniere Barbosa (PRB), entre outros simpatizantes da atuação política de um dos principais presidentes da história do Brasil.

A sessão foi aberta pela vereadora Sargento Regina com a leitura da carta testamento deixada por Getúlio Vargas. Em seguida, Carlos Eduardo Alves discursou sobre os principais fatos históricos que marcaram a vida do ex-presidente, como o desenvolvimento da indústria, a parceria com os Estados Unidos na 2ª Guerra Mundial, constituição dos direitos trabalhistas e a criação da Petrobrás.

“Getúlio, sabiamente, permitiu que os Estados Unidos utilizassem Natal como base aérea, na 2ª Guerra, em troca do apoio financeiro norte-americano para o desenvolvimento da indústria siderúrgica no Brasil. A indústria de base brasileira começou no Cais da Ribeira, quando o presidente Roosevelt assinou a parceria para construção da usina siderúrgica de Volta Redonda”, lembrou Carlos Eduardo. O ex-prefeito destacou ainda a participação do então vice-presidente, o potiguar Café Filho, que assumiu a presidência após o suicídio de Getúlio Vargas.

Sargento Regina destacou a atuação de Getúlio em defesa dos direitos trabalhistas, como a criação da carteira de trabalho, 13º salário, seguro-desemprego, fundo de garantia, além da instituição do voto feminino.
Kleber Fernandes parabenizando a iniciativa da vereadora em promover a sessão solene. “Como afirmou Getúlio em sua carta de testamento, ele deixou a vida para entrar para a história, e a história não pode ser apagada”, concluiu Kleber.
Historiador, e vice-presidente da JSPDT/RN, Modesto Neto foi o último a discursar e encerar a sessão. “A história de Doutor Getúlio se confundi com a história do povo brasileiro. Getúlio não foi apenas uma lenda, um mito, um presidente, ele foi um homem nobre e firme que até no momento de morrer provou sua grandeza” – destacou.

HISTÓRIA
Getúlio Dorneles Vargas foi presidente da república do Brasil em dois períodos. O primeiro de 15 anos ininterruptos, de 1930 a 1945, e no segundo, em que foi eleito por voto direto, Getúlio governou o país por três anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954. Entre suas principais realizações estão a criação da Justiça do Trabalho (1939) e a Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT (1943). Vargas também investiu na infraestrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942) e a Petrobras (1953), lançando as bases para o processo de industrialização e modernização do Brasil.

domingo, 31 de julho de 2011

Juventude Socialista do PDT instala diretório em Natal

Modesto Neto, Ramon Alves, Kleber Fernandes, Carlos Eduardo, Daniel Bandeira e Ricardo Pinto
Modesto Neto, Ramon Alves, Kleber Fernandes, Carlos Eduardo, Daniel Bandeira e Ricardo Pinto

A Juventude Socialista do PDT instalou seu diretório municipal na capital potiguar neste sábado (30/julho). O evento reuniu figuras de hostes partidárias de várias legendas, dentre eles representantes do PRB, PMDB, PC do B e PSDC estes dois últimos representados pelos ex-candidatos ao Senado Federal jornalista Sávio e advogado Joanilson de Paula Rêgo.
Carlos Eduardo presidente estadual do PDT no RN se fez presente e foi exaustivamente citado como alternativa a disputa político-eleitoral em Natal para 2012. Até o momento o nome do PDT lidera todas as pesquisas de opinião popular sobre a corrida eleitoral a sucessão da atual prefeita Micarla de Souza do PV que vem fazendo uma péssima administração e que encontra uma rejeição latente em todos os recantos da capital.
Daniel Bandeira que preside o DCE da UnP e que é pré-candidato a vereador em Natal foi conduzido a presidência do Diretório Municipal da JSPDT. Ramon Alves assumiu o cargo de Vice-Presidente. Kleber Fernandes que é presidente estadual da JSPDT no RN deu posse ao novo diretório.
Presidente do Diretório Municipal do PDT em Natal o ex-vice-prefeito de Pedro Avelino Ricardo Pinto assim como a vereadora Sargento Regina estiveram presentes ao evento, assim como as figuras históricas do PDT, dentre eles Brigido, Afrânio Amorim e Paulão. Modesto Neto vice-presidente da JSPDT no RN também esteve presente e ao discursar lembrou a gestão de Carlos Eduardo e afirmou “… o Parque da Cidade arquitetado por Niemeyer é um exemplo da grandeza da administração de Carlos [Eduardo] e essa grandeza de espírito público e coragem para transformar a cidade precisa voltar a gerir Natal para continuarmos a transformar a vida das pessoas” frisou.
Após o evento os presentes se reuniram para uma feijoada na sede do partido onde continuou os discursos – desta vez menos formais – porém eloqüentes. Rafael Bruno, estudante de Medicina Veterinária da UFRPE em Pernambuco que completava aniversário discursou e falou da sua felicidade em fazer parte do PDT. “Aqui eu me sinto em família, fiz amigos, me sinto em casa e sempre que posso venho feliz da vida de Pernambuco para Natal para me reunir com nossos companheiros de partido”, contou.
O ex-candidato a deputado estadual e hoje assessor de imprensa da vereadora Sargento Regina discursou, Paulão, falou do seu inicio no PDT em 1986. Das lutas, da coragem e da determinação em divulgar o partido no RN.
Modesto Neto, Ramon Alves, Kleber Fernandes, Carlos Eduardo, Daniel Bandeira e Ricardo Pinto

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Fátima Bezerra se reúne com representantes da UERN em Angicos



Nesta quarta-feira (27) após a abertura do Seminário Estadual do Conexões de Saberes ocorrido na UFERSA no campus de Angicos (RN) a deputada Fátima Bezerra (PT) se reuniu com representantes da UERN para discutir a criação de novos cursos no Campus Avançado Walter de Sá Leitão em Açu.
O diretor do Campus da UERN em Açu Afrânio Câmara, o diretor do Departamento do curso de Economia José Salazar da Costa e o Diretor de Formação Política do DCE UERN Modesto Neto representaram a universidade. Além dos representantes das UERN estiveram presentes a representante do SINTE-Açu Inês Almeida e representante da Prefeitura Municipal de Açu.
Fátima Bezerra escutou dos representantes da UERN o pleito que o Campus de Açu tem de implantar dois cursos de graduação. Afrânio Câmara relatou o esforço que o campus tem feito na busca de conseguir estas conquista. Modesto Neto frisou o fato do Campus de Açu ser o segundo campus mais antigo da UERN no Rio Grande do Norte e possuir apenas quatro cursos.
Fátima Bezerra se comprometeu em ajudar no que fosse possível, inclusive no sentido de intermediar conversações entre a UERN e outras instituições que possam compartilhar a experiência na criação de novos cursos.

CONVITE – Modesto Neto em nome do DCE da UERN convidou a deputada Fátima Bezerra (PT) a participar do XI CONEUERN (Congresso dos Estudantes da UERN) que ocorrerá em Pau dos Ferros neste ano de 2011, mas que, porém ainda não possui data marcada. Fátima Bezerra poderá ser a conferencista em uma mesa sobre o PNE e as políticas de permanência. A deputada aceitou o convite.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

PDT Nacional divulga: Juventude Socialista do PDT em Natal realiza convenção e elege diretoria

No próximo sábado, será realizada a convenção municipal da Juventude Socialista do PDT de Natal. O evento acontecerá às 10 horas, na sede do partido, localizada no bairro do Tirol, com eleição e posse da diretoria municipal da Juventude do Partido.

O presidente estadual, Carlos Eduardo, e outras lideranças da legenda participarão da convenção.

O processo de composição da Juventude Socialista do PDT será consensual e levará à presidência da ala o acadêmico Daniel Bandeira, que também preside o DCE da UnP.

O presidente estadual da Juventude e secretario municipal do PDT, Kleber Fernandes, empossará ainda a nova diretoria composta por estudantes e lideranças juvenis de vários segmentos.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Rafael Bruno (integrante da nossa juventude) é entrevistado na Rádio São Pedro FM

O Blogueiro Rafael Bruno chegou a cidade de São Pedro na manhã de quinta-feira e hoje (22/07/2011) foi o entrevistado da Rádio São Pedro FM no programa do locutor Adil falando sobre a chegada do PDT a cidade.

Rafael deixou claro em sua entrevista que o partido surgi na cidade sem o comando de nenhum cacique da mesma e que se mostra como mais uma opção para população, ele irá procurar conversar com os jovens e as demais pessoas da população para que o partido cresça sendo comandado pela própria sociedade que luta por melhoras na educação,saúde,segurança,esporte,cultura e etc.

Amanhã às 17h Rafael convoca a população para se filiar ao PDT (Partido Democrático Trabalhista) em uma reunião que acontecerá na Rua João Ribeiro Campos ao lado da Loja de Rações, nessa reunião Rafael irá formar a Comissão Provisória do PDT e obter assinaturas de pessoas que queiram se integrar ao partido ou que estejam insatisfeitas com os partidos que fazem parte, além de mostrar as ideias do PDT que em nosso estado é comandado pela Ex Prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves.


Com relação a futuras alianças Rafael diz que ainda é muito cedo, e que o PDT nasce na cidade sendo independente nem é oposição e nem é da base aliada, mais deixou claro que em 2012 o PDT irá participar ativamente da eleição municipal e que pode até lançar candidatos a Vereador.

Rafael Bruno leva o PDT até a cidade de São Pedro

Fonte:Atualidadessp (o blog mais acessado da cidade)

Está em São Pedro o jovem Rafael Bruno, estudante de medicina veterinária e blogueiro da Rádio Natal Web. Ele, que é componente da Juventude Socialista do PDT, partido liderado no Estado do RN por Carlos Eduardo, ex-prefeito de Natal, chega à nossa cidade com a pretensão de implementar um diretório do partido e fazer novas alianças. "Queremos apresentar uma nova opção partidária e trazer pessoas de origem local para compor nosso grupo." Nos falou ele.

Após vários contatos realizados com as pessoas da cidade Rafael agendou presença na 87,9 fm São Pedro e marcou para a noite do sábado uma reunião onde todas as pessoas interessadas em conhecer as suas ideias e as dos partido estão convidadas. A reunião acontecerá na casa de sua irmã, na rua João Ribeiro Campos e na mesma serão apresentadas as propostas, feita a criação da comissão provisória do partido no município e promovidas as filiações.

Quem deseja conhecer um pouco mais de Rafael Bruno pode fazer uma visita ao seu blog http://blogdorafaelbruno.blogspot.com/ 

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Modesto Neto defende tese da JSPDT no 52º CONUNE

Aconteceu em Goiânia (GO) entre os dias 13 e 17 de julho o 52º Congresso Nacional da UNE que reuniu mais de 12 mil estudantes para debater temas sobre educação, reforma política, conjunturas – nacional e internacional – além dos desafios nos próximos anos da estudantada brasileira.

A JSPDT/RN foi representada pelo seu Vice-Presidente, escritor e acadêmico de História Modesto Neto que defendeu em nome do Movimento Reinventar da JSPDT a tese apresentada ao Congresso. Modesto Neto defendeu a parte da tese no que diz respeito às conjunturas nacional e internacional e a posição que o Brasil precisa ter diante da crise econômica liberal-capitalista que mostra na Grécia as primeiras pontas de um grande abacaxi. O representante da JSPDT/RN falou no Goiânia Arena numa plenária com mais de dez mil estudantes de todo o país.

Modesto Neto também participou do debate sobre reforma política, defendeu que haja mudança nos mecanismos de concessão de licenças de rádios e TVs no sentido de pluralizar a produção cultural e permitir que pequenos grupos – sindicatos, grêmios, conselhos de bairro – possam ter acesso a estes mecanismos de mídia. Defendeu uma reforma política plural, popular e acima de tudo democrática com revogação de mandatos por parte da população e financiamento público de campanha.

Juventude, o combustível das revoluções

Modesto Neto, é escritor, Vice-Presidente da Juventude Socialista do PDT no RN, editor do blog Diálogo Socialista e acadêmico do curso de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) .

Todos – ao menos uma vez na vida – pensaram em mudar o mundo para melhor. E essa é a característica mais gritante na face da juventude: a capacidade de ousar. Existem inúmeras formas de mudar, melhorar e transformar o mundo em um espaço melhor não apenas para nossos filhos e netos, mas para as gerações que surgiram e carregaram sobre as suas costas os problemas ou as soluções que criamos hoje. Cada país, cada estado, cidade ou território é um mundo e qualquer mudança – por menor que seja – nestes espaços, influenciam no mundo que se transforma cotidianamente. É por isso que pequenos gestos como reciclar o lixo, plantar uma árvore, participar de uma campanha de arrecadação de alimentos para instituições de caridade são singelos gestos que mostram a nossa forma de mudar o mundo, mesmo que em pequenas proporções.

Os artistas acreditam que podem melhorar o mundo pela arte. Cantores como Renato Russo e Cazuza denunciaram pela música as injustiças da nação e cantaram os desafios dos anos 80 no Brasil. Chico Buarque, Gilberto Gil e tantos outros fizeram da música um espaço de resistência contra o autoritarismo que ceifava vidas durante o Regime Militar (1964 - 1985) no país. Bob Marley fez da suas canções um alerta para o mundo sobre o preconceito racial. John Lennon fez da sua voz uma arma contra a violência quando denunciando as incoerências da sociedade afirmou que “vivemos num mundo onde precisamos nos esconder para fazer amor, enquanto a violência é praticada em plena luz do dia”. Não foi apenas a música enquanto segmento da arte que deu sua contribuição para o debate de mundo e a defesa de princípios tão caros a uma sociedade que se pretende justa.

Artistas plásticos, teatrólogos, atores, escritores, músicos e membros de vários outros segmentos da arte serviram como colaboradores no processo constante de mudança dos espaços sociais. Em 1944 Cândido Portinari terminara de pintar o quadro Os Retirantes e sua arte nesta obra expressa uma fala da história de milhares de brasileiros que se vêem obrigados a sair do Nordeste fugindo das enfermidades da miséria, da fome e da seca para buscarem a sobrevivência em outra região. Um povo sofrido e sem voz por inúmeras vezes varrido para baixo do tapete da história e ocultado pelo excesso de discursos oficiais ganham contornos na pintura de Portinari. A denuncia sobre a miséria total que assolava boa parte dos nordestinos do país ganha evidência internacional e mecanismos de governos – federal, estaduais e municipais – começam a tomar providências, por mais que não sejam apenas motivadas pela crítica do Portinari existe ai uma contribuição inconteste.

As contribuições para a transformação do mundo não foram apenas de artistas. O pastor norte-americano Martin Luther King que veio a ganhar o Prêmio Nobel da Paz foi um defensor nato da paz e da igualdade de direitos entre brancos e negros. Nelson Mandela que também recebeu o Nobel da Paz foi um paladino da liberdade, tornou-se presidente da África do Sul e usou a política como instrumento em defesa da África criando o Parque Nacional do Zimbábue, uma das maiores reservas sustentáveis do planeta, entre outras grandes conquistas.
Em todos os personagens históricos aqui citados uma característica é evidente em suas atuações, sejam na religião, na política ou nas artes. A essência da juventude que lhes deram a coragem de ousar lutar pelas suas idéias é sem sombra de dúvidas o combustível das revoluções que ocorreram no mundo. As grandes transformações passaram por atitudes ousadas de jovens que pensaram um mundo diferente e não cruzaram os braços diante dos gigantes desafios que lhes foram impostos.

Entendendo a política como espaço de tomada de decisões que afetam a vida coletiva da sociedade pode-se afirmar que no Brasil a juventude fez importantes proposições durante a história. No governo de Getúlio Vargas quando participou da campanha “O Petróleo é Nosso” que culminou no decreto que criou a maior estatal do Brasil, a Petrobras. Durante o Regime Militar (1964-1985) os estudantes convertidos muito cedo em intelectuais do povo fizeram uma resistência importante ao autoritarismo, foram às ruas, protestaram e deram a sua cara a tapa. Infelizmente muitas vidas da mocidade brasileira foram tragadas pelo dragão da Ditadura Militar. Também em defesa das eleições diretas para Presidente da República na campanha “Diretas Já”. Em 1989 tivemos as eleições diretas quando a maioria da população encantada com a política publicitária elegeu Fernando Collor de Melo, porém em 1992 acusado de corrupção no governo, Collor cai diante do movimento “Caras Pintadas” que colocou a estudantada na rua exigindo ética e respeito ao Brasil. E não se resumem a estas as mobilizações de juventude em defesa do país.

No Rio Grande do Norte, especificamente na capital, um grande numero de jovens ocuparam as galerias do poder legislativo de Natal pedindo a instalação da uma Comissão Especial de Inquérito com o intuito de investigar os contratos de alugueis firmado pela Prefeitura Municipal comandada por Micarla de Souza sob a suspeita no mínimo incomodas a atual prefeita que foi eleita em 2008 com o apoio de coronéis como o senador José Agripino Maia e da imprensa prostituída. Estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) ocupam neste mês de junho de 2011 a 12ª Diretória Regional de Educação (DIRED) em Mossoró e lá pedem providências do Governo do Estado em defesa dos interesses da universidade e de uma educação pública e de qualidade. Estudantes e política, estes são os ingredientes responsáveis por esta tomada coletiva de posicionamento.

É bom ver mobilizações como as que foram citadas aqui nas duas principais cidades do RN, porém não podemos – enquanto juventude – nos restringir a ocupar espaços apenas reivindicando melhorias em eventos de protesto. Eles são importantes para manter a dinâmica da sociedade e fazer o contraponto a ordem política vigente e dominante. Porém a juventude brasileira e potiguar precisa pensar grande. Hoje existe uma apatia a política e os partidos políticos caíram em descrédito, todavia existam ainda partidos sérios que apresentam aos seus filiados a oportunidade de ter uma vida partidária e participar das decisões coletivas. Embora citemos aqui inúmeros casos onde se verifica uma juventude aguerrida é preciso ocupar os espaços propriamente políticos, exercermos cargos nos poderes legislativos e executivo pelo país e participar da pauta de discussões sobre o Brasil. É preciso pensar nossas cidades, nossos estados e a nossa nação, além de darmos nossa contribuição é preciso defender a nossa tese de Brasil. Defender as medidas necessárias em nossas cidades para que elas possam crescer com justiça social e respeito à diversidade. Construir a política com a nossa cara.

Carecemos de espaços de discussão política. Hoje a internet é um meio democrático, livre, plural e importante para estes debates. Alguns partidos apresentam espaços onde é respeitado as mais diversas falas. Contudo, existe uma parcela significativa – a maioria – de jovens que não possuem filiação partidária nem se sentem atraídos a ter a política como pauta na internet. É preciso que se estabeleçam os Conselhos de Juventude e que estes tenham uma gestão democrática e com apoio logístico dos municípios para poderem existir realmente se constituindo como uma engrenagem de suma-importância para a discussão sobre as Políticas Públicas de Juventude. Com eles e com outros instrumentos a discussão sobre política e juventude entra em uma outra dimensão e ganha novas proporções.

Já dizia o ex-governador do Rio de Janeiro Leonel de Moura Brizola “é preciso inundar esse país de mentes esclarecidas”. E complementando a missão colocada por Brizola só podemos dizer que este papel é nosso, porque somos nós a vanguarda daqueles que pensam e lutam por um Brasil maior, somos nós – a juventude – o combustível das revoluções.

FONTE: DIÁLOGO SOCIALISTA –www.dialogosocialista.wordpress.com

NOTA PUBLICA DA JSPDT/RN SOBRE OCUPAÇÃO DA 12ª DIRED EM MOSSORÓ


Reunida nesta quarta-feira (06 de julho de 2011) na Sede Estadual do PDT a Executiva Estadual da Juventude Socialista do Partido Democrático Trabalhista do Rio Grande do Norte – JSPDT/RN vem por intermédio deste repudiar o posicionamento antidemocrático, antipopular e arrogante do Governo do Estado diante das mobilizações de ocupação da 12ª DIRED em Mossoró (RN) feitas pelo Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (COMEM) na luta legitima por melhorias que façam da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) uma instituição de ensino público mais digna.
Ao mesmo tempo em que repudiamos a intolerância do Governo do Estado que se cerca de instrumentos e aparatos judiciais e policiais para intimidar a luta por educação de qualidade de estudantes da UERN também viemos nos confraternizar com todos os acadêmicos da universidade e saudá-los – e em especial – aos que compõem o COMEM por terem tido a coragem política que falta a uma parcela significativa da juventude brasileira de levantarem suas bandeiras de lutas junto com as suas vozes no sentido de construir esta verdadeira cruzada pela educação, único instrumento possível capaz de estabelecer a tão sonhada revolução social que sonhamos para o Brasil.
Por fim nos colocamos a inteira disposição do COMEM e dos estudantes da UERN em geral para o que for necessário. Acreditamos nesta luta que também é nossa e reafirmamos mais uma vez o nosso intransigente apoio não apenas a luta da UERN, mas a luta por educação pública e de qualidade no Rio Grande do Norte.

Natal/RN – 06 de julho de 2011,
EXECUTIVA ESTADUAL – JSPDT/RN